BLOG DO LEONIDES

UM PROJETO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO: NÃO EXISTE NO BRASIL

Sexta-feira, 15 de Outubro de 2010

 

A afirmativa segundo a qual, inexiste no Brasil Um Projeto Nacional de Desenvolvimento, parece estranha, considerando que o processo inflacionário está estabilizado, o Produto Interno Bruto – PIB apresenta crescimento, as exportações têm superávit, cresce o fluxo de capitais estrangeiros para o País, sob a forma de investimentos diretos ou de risco e a arrecadação tributária apresenta crescimento real, enquanto o Governo realiza investimentos, em projetos definidos como prioritários no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.

 

Os fatos acima permitem afirmativas segundo as quais o Brasil executa Um Projeto Nacional de Desenvolvimento, ficando difícil contestar tal afirmativa, considerando que os programas contribuem para melhoria do padrão e da qualidade de vida da população.

 

Na verdade os programas em execução geram melhorias para a sociedade, entretanto, nem sempre representam os melhores investimentos quando se considera o efeito multiplicador de tais recursos.

           

No estabelecimento das prioridades há necessidade de ser considerado adequadamente o conceito de custo de oportunidade, pelo qual deverão ser selecionados os programas e projetos que assegurem os maiores resultados, com a utilização do mesmo montante de recursos. Um exemplo recente pode ser citado, como uma decisão de investimento que não considerou o custo de oportunidade na utilização de recursos escassos.

 

O Governo decidiu aprovar e implantar o trem bala entre Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, com investimentos previstos de 38 bilhões de reais. O questionamento seria: Não seria mais rentável para a sociedade se o Governo aplicasse esses recursos em ampliação de metrôs em várias capitais, construísse linhas férreas, melhorasse estradas, modernizasse portos e executasse outros programas de maior impacto social.

 

Um Projeto Nacional de Desenvolvimento considera, necessariamente, todos os fatores antes de uma tomada de decisão, para ser possível reduzir desperdícios, através da obtenção dos melhores resultados com a utilização dos mesmos recursos. Um Projeto Nacional permitiria articulação entre os projetos, fato que impediria investimentos isolados sem utilização integral, o que reduziria, substancialmente, a falta de aproveitamento dos investimentos.

 

A esperança é que o futuro Presidente, esteja consciente da importância de ser elaborado Um Projeto Nacional de Desenvolvimento para o País, embora nos debates o tema não venha sendo discutido.


Email | Comentários (0)












Voltar
Endereço: Rua Leonardo Bezerra Cavalcante
672 - Recife - PE CEP: 52060-030 | Fone: (81) 3268-9644 / 3441-9478

© 2012 INAD. All Rights Reserved
Website desenvolvido pela Unu Soluções