BLOG DO LEONIDES

LULA E DILMA: ESTILOS DIFERENTES DE GOVERNAR

Terça-feira, 21 de Dezembro de 2010

 

O Brasil, depois de passar oito anos com um Presidente descontraído, falando sem preocupações formais, focando os seus pronunciamentos no público que o ouvia, vai ter uma mudança significativa, pois, a Presidente Dilma, sempre apresentou uma postura circunspecta, compatível com o seu temperamento, historicamente, mais correlacionado com um processo decisório técnico e gerencial.

 

A formação de cada um deles não foi semelhante, justificando as diferenças comportamentais, não significando, que esse fato, seja bom ou ruim para o País.

 

 

PRESIDENTA LULA

 

O Presidente, iniciando em uma fábrica, tornou-se um profissional na especialidade inerente a torneiro mecânico, tendo, os seus colegas, identificado suas características de liderança e, passaram a cobrar dele, atitudes em defesa dos operários.

 

O torneiro mecânico iniciou um processo de aprendizagem, enfrentando dificuldades reais e alternativas, muitas vezes, traumáticas, por concentrarem esforços em soluções que aumentavam os conflitos.

 

Os cursos, primário, secundário e superior, foram sendo moldados na Universidade Sindical, na qual, o maior instrumento era sempre a negociação. O já líder operário foi conseguindo solucionar os problemas, reduzindo as tensões e aprendeu, também, gerar conflitos, quando eles eram necessários para evoluir na busca de soluções negociadas.

 

As técnicas de negociação, inicialmente utilizadas, até inconscientemente, foram sendo cristalizadas e, o líder, que as usava em nível da política sindical, passou a adotá-la partidariamente nas áreas municipal, estadual e federal, chegando a Presidente da República.

 

 

PRESIDENTA DILMA

 

A Presidente Dilma, tem se caracterizado como uma gerente, de postura técnica, que decide em função de variáveis racionais, não se deixando levar por proposições de natureza emocional.

 

A sua trajetória, foi de uma jovem comum de classe média, apenas sonhou mais alto, além dos seus interesses pessoais e familiares e, partiu para ações voltadas para o campo político, admitindo que pudesse melhorar, ou salvar o Brasil, através de movimentos revolucionários.

 

A jovem Dilma procurou alcançar os objetivos selecionados pelo seu ideal, através da luta Armada, entretanto, com o tempo e os revezes da vida, foi tomando consciência de que o melhor modo para ajudar o País, seria lutar utilizando o regime democrático, suportado pelas instituições próprias de um regime dessa natureza.

 

A tomada de consciência dessa situação levou Dilma, a se filiar a um partido político, inicialmente, ao PDT de Leonel Brizola, para mais tarde entrar para o PT, passando a exercer cargos técnicos, chegando a Presidência da República.

 

 

LULA e DILMA

 

O Presidente Lula, sem preocupações formais, foi sempre falando em função dos públicos que o escutava, dizendo exatamente o que os grupos queria ouvir, independentemente, de ser viável ou não, más prometia. Inteligentemente, manteve a política econômica do seu antecessor, deixando os capitalistas atuarem livremente, principalmente, a rede bancária, que atuou, sem restrições, no seu Governo

 

A sua estratégia foi concentrar os seus esforços na área social, mesmo que com isso tivesse de descumprir normas e procedimentos legais de instituições como o Tribunal de Contas. Nunca se preocupou de dizer uma versão durante a tarde e outra a noite. O importante era agradar a população.

 

A Presidente Dilma, ao contrário, demonstra uma preocupação em seguir diretrizes e políticas previamente estabelecidas, de forma coerente, seguindo padrões técnicos, em função de compromissos assumidos.

 

A tarefa da Presidente não será fácil, porque nos finais de governos sempre existe gastos substanciais, de forma que a nova Administração terá de tomar decisões antipáticas, entretanto, necessárias, para evitar a alimentação de um processo inflacionário.

 

Com esse estilo de governar, a Presidenta Dilma saberá encontrar as melhores alternativas de interesse do Brasil.


Email | Comentários (0)












Voltar
Endereço: Rua Leonardo Bezerra Cavalcante
672 - Recife - PE CEP: 52060-030 | Fone: (81) 3268-9644 / 3441-9478

© 2012 INAD. All Rights Reserved
Website desenvolvido pela Unu Soluções