BLOG DO LEONIDES

UNIÃO EUROPÉIA CRIA CONSELHO ECONÔMICO DA ZONA DO EURO

Sexta-feira, 19 de Agosto de 2011

 
A Primeira Ministra da Alemanha, Angela Merkel e o Presidente da França, Nicolas Sarcozzy realizaram, nesta semana, uma reunião de Alto Nível, sobre os países da União Européia, que adotam o Euro como moeda, para analisar a situação econômica e social dos 17 países da sub-região que adotaram essa moeda, sendo importante ressaltar que a totalidade da União Européia, é composta por 27 países.
 
O Presidente da França e a Primeira Ministra da Alemanha tomaram essa decisão com base em diagnóstico que evidenciou o grau de desorganização financeira da Grécia, Portugal, Espanha e Itália, como também, os índices negativos de desenvolvimento da maioria dos países da Europa e, até mesmo a Alemanha, andou mal, uma vez que o seu crescimento, no segundo trimestre do ano, foi de apenas, 0,1 por cento ao contrário de 1,3 por cento do primeiro trimestre.
 
Os estudos que fundamentaram a decisão das duas Nações, demonstraram que a Região, embora tivesse um relativo controle na área monetária, através do Banco Europeu, o mesmo não acontecia na área fiscal, pela inexistência de uma instituição que realizasse uma coordenação efetiva das políticas de cada País, de acordo com orientação de articulação, considerando que todos são soberanos.
 
O relevante, na decisão dos dirigentes europeus, foi a orientação no sentido de instituir um organismo regional, para promoção do desenvolvimento, numa clara demonstração internacional da importância do planejamento regional, como instrumento de desenvolvimento.
 
BRASIL NA CONTRAMÃO: PIONEIRAMENTE, CRIOU SUDENE E SUDAM E, SEM RAZÕES TÉCNICAS, AS EXTINGUIU
 
            A SUDENE, por exemplo, foi criada em dezembro de 1959, no Governo do Presidente Juscelino Kubitschek, com a missão de promover o desenvolvimento do Nordeste, que se encontrava em nível de tensão social, quase incontrolável, pondo em risco a estabilidade política e econômica do País.
 
            O Governo Federal partiu para a criação de uma instituição de desenvolvimento regional, em uma época na qual o Brasil não possuía Ministério do Planejamento, uma vez que o cargo de Ministro do Planejamento, somente foi criado em 1961 e, o Superintendente da SUDENE, economista Celso Furtado, foi nomeado Ministro, acumulando com o cargo de superintendente da SUDENE.
 
A Organização de Desenvolvimento Regional, iniciou, realizando levantamentos, pesquisas e estudos para conhecer a Região, promover investimentos, preliminares na infraestrutura de transportes, energia, comunicação, portos e treinamento de pessoal no tratamento de problemas de desenvolvimento, tendo estimulado, ao lado dos resultados materiais, transformações na sociedade nordestina, que passou a tratar os problemas dentro de um enfoque de desenvolvimento. Com a experiência da SUDENE, surgiram: Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia – SUDAM; Superintendência do Desenvolvimento do Centro Oeste - SUDECO e Superintendência do Desenvolvimento do Sul - SUDESUL, e o Presidente Fernando Collor extinguiu a SUDECO e a SUDESUL, enquanto SUDAM e SUDENE foram extintas pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso.
 
A história mostra que o Brasil, há 52 anos, concluiu que seria necessária uma instituição para promoção do desenvolvimento regional, enquanto, somente nesta semana, a União Européia, da Zona do Euro, chegou a mesma conclusão e, o pior, é que o Brasil involuiu, extinguindo suas instituições regionais, numa clara demonstração que está na contramão da história.
 
Atualmente, as decisões governamentais brasileiras ocorrem, como se o País fosse homogêneo, sem regiões diferenciadas, fato que provoca grandes distorções negativas na aplicação de recursos públicos.
 
A SUDENE voltou a ser criada, entretanto, fraca, tanto política, quanto institucional e financeira, fato facilmente comprovável, ao se constatar que a Presidência da República, faz reuniões com Governadores do Nordeste, sem a participação da Instituição responsável pelo planejamento e desenvolvimento regional.

Email | Comentários (0)












Voltar
Endereço: Rua Leonardo Bezerra Cavalcante
672 - Recife - PE CEP: 52060-030 | Fone: (81) 3268-9644 / 3441-9478

© 2012 INAD. All Rights Reserved
Website desenvolvido pela Unu Soluções